segunda-feira, 3 de julho de 2017

Dicas sobre escrita: como começar uma carreira de escritor(a)? Como publicar o primeiro livro?

Oi pessoal!
Faz tempo que eu não postava por aqui, mas é que com o lançamento do meu novo romance, "As coisas não são bem assim", minha vida se tornou uma correria danada, isso porque ainda trabalho fora o dia todo (sou médica oftalmologista), tenho dois filhos pequenos, estou revisando um outro romance inédito e escrevendo mais um! Haja tempo e disposição para conseguir fazer isso tudo! Hehehe.



Bem, estou pensando em fazer algumas postagens dando dicas para quem quer escrever e não sabe o que fazer ou para quem escreveu um livro e está cheio de dúvidas sobre como publicar. Eu também já passei por isso e não é nada fácil! Lembro que no início de minha carreira, que já faz três anos, eu adorava ler textos sobre dicas e elas me ajudaram bastante.
Comecei, como muita gente nos dias atuais, publicando no Wattpad, foi uma experiência incrível, mas eu sabia que precisava me profissionalizar. Na época publiquei meu livro, meu primeiro romance, "Contra todas as probabilidades", do jeito que escrevi, sem revisão, sem uma capa profissional, sem saber direito o que fazer. E minha primeira dica é justamente para não fazerem isso! Vocês podem ficar pensando que vão gastar dinheiro com essas coisas e não vão ter retorno, mas um livro bem escrito, sem erros de português, e com uma capa bonita e profissional, irá atrair logo de cara muito mais leitores, então é um investimento que valerá a pena! Existem revisores de textos profissionais que só trabalham com isso, mas vocês podem pedir ajuda para um professor de redação ou português, que talvez não lhes cobre por isso. 
Vamos começar pelo começo!

Vocês poderiam me perguntar:
1- "Renata, adoro escrever, mas não sei como começar, o quê fazer?"
Minha primeira dica é: tenha em mente objetivos e um "esqueleto" de sua história. Uma boa forma de fazer isso é pegar um caderno, agenda ou algo parecido e escrever, (isso mesmo que leu, escrever a mão!) um resuminho de sua história. Coloque os nomes dos personagens e suas características físicas e psicológicas, onde moram, o que fazem e o que acontecerá com cada um na história (de forma bem sucinta), pense em um título e já anote também. Pense para quem gostaria de escrever (homens, mulheres, idade, essas coisas). Defina o gênero de seu livro: romance, ficção científica, aventura, suspense, fantasia, o que for. Só depois comece a escrever no computador e não desista!

2- "Comecei a escrever e não consigo continuar, o que eu faço?"
Olha, não vejo outra forma que não seja exatamente insistir e continuar. Por mais que se sinta desanimado(a), escreva um pouquinho todos os dias, nem que seja uma página! Se a inspiração sumiu, assista a filmes, ouça músicas e releia livros que gostou, coisas para te trazer de volta a motivação para continuar!

3- "Terminei meu livro, e agora?"
Peça para alguém ler e não fique chateado com as críticas, elas lhe ajudarão a tornar sua história melhor! Peça opiniões sinceras!

4- "Já dei meu livro para algumas pessoas lerem e já fiz algumas alterações, e agora?"
Envie seu livro para revisão, como falei anteriormente, e não esqueça de registrá-lo na Biblioteca Nacional, é super fácil e custa baratinho!

5- "Por que registrar minha obra?"
O registro garante seus direitos autorais. 

6- "O livro já foi registrado e revisado, qual o próximo passo?"
Encomendar uma capa profissional! Se você for muito bom em photoshop, pode fazer você mesmo, mas se assegure de usar uma imagem gratuita, de domínio público, uma ótima dica é o site Pixabay!

7- "Tudo pronto, onde publicar?"
Se você ainda está inseguro e não tem muitos leitores, publique no Wattpad, é uma plataforma ótima e você poderá interagir com os leitores e ter um feedback a respeito de sua história de forma muito gostosa e divertida. A interação no Wattpad é ótima! Mas você também pode optar por publicar na Amazon. A publicação é fácil de ser feita e dá para você mesmo diagramar seu livro em Word, caso não tenha condições de pagar pela diagramação.

8- "Publiquei, e agora?"
Divulgue! Divulgue seu trabalho nas suas redes sociais e nos grupos de leitores do Facebook, aos poucos as pessoas vão te conhecendo e se gostarem de sua história, indicarão para outras pessoas, e nada como o boca a boca! Faça parcerias com blogues literários e seja sempre cordial e simpático com leitores e outros autores. Garanto que valerá a pena!

Bem, espero que tenham gostado, em breve postarei mais dicas!
Beijos!

Renata R. Corrêa
autora dos romances "Contra todas as probabilidades" (publicação independente na Amazon) e "As coisas não são bem assim" (lançamento pela editora Pandorga), e do livro de contos "Amores e desamores" (publicação independente na Amazon).

#dicadeescrita #livros #comoescreverumlivro

https://www.amazon.com.br/Contra-todas-probabilidades-Renata-Corr%C3%AAa-ebook/dp/B01N67646G/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1499133890&sr=1-1&keywords=contra+todas+as+probabilidades

https://www.amazon.com.br/Coisas-n%C3%A3o-S%C3%A3o-Bem-Assim/dp/8584422064/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1499133929&sr=1-1&keywords=as+coisas+n%C3%A3o+s%C3%A3o+bem+assim

https://www.amazon.com.br/Amores-desamores-Renata-R-Corr%C3%AAa-ebook/dp/B06XZX99LX/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1499133956&sr=1-1&keywords=amores+e+desamores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário usando o facebook!