quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Minha vida tem trilha sonora

Bom dia! 
Hoje falarei das bandas, dos músicos e das músicas que fizeram e fazem parte da minha história de vida!
Minha vida tem trilha sonora! Mesmo que eu esteja no silêncio, tem sempre alguma música tocando dentro de mim! E eu me movimento no ritmo das batidas que estão tocando em minha cabeça. E assobio e cantarolo! Não pensem que sou louca! Não, não! Isso é ótimo! Deviam experimentar!
Além das músicas que tocam em mim, também tem as que eu escuto no aparelho de som, claro! Adoro músicas! Dos mais variados estilos... E tenho uma certa facilidade para memorizá-las! Isso às vezes irrita um pouco quem está perto de mim! Estou ouvindo uma música pela primeira vez e quando o refrão repete eu já canto junto! Daí as pessoas me perguntam: “Você já conhecia essa música?” Tem vezes que fico até constrangida em dizer que não! Mas sou assim! O que posso fazer?
algum tempo aprendi a tocar violão! Dá para imaginar que essa história toda de trilha sonora tenha piorado um pouco, não é mesmo?
Mas o fato é que eu adoro isso! Adoro essa trilha sonora que me acompanha onde quer que eu vá! Mesmo que mais ninguém esteja ouvindo!

Infância: as primeiras músicas de que tenho lembrança de ter ouvido e gostado são as músicas do Balão Mágico (“super fantasticamente, que bom estar com a gente no nosso balão...”), Trem da alegria (“Cola o teu desenho no meu pra ver se cola, cola teu retrato no meu e me namora...”) e Toquinho (“numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo....”). Alguns anos depois, mas ainda na infância, lembro-me de ter escutado umas músicas de “gente grande” que realmente chamaram minha atenção. O primeiro cantor que me fez parar ainda pequenininha  em frente a televisão e pensar “Isso é muito bom!” foi Cazuza, com sua bandana amarrada na testa cantando “Brasil mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim...” e depois com sua Faz parte do meu Show (“Te pego na escola e encho a tua bola com todo meu amor...”), nessa mesma época conheci Marina (“vem chegando o verão um calor no coração...”), Fernanda Abreu com o seu “Rio quarenta graus”, Marisa Monte com sua linda voz cantando “Bem que se quis depois de tudo ainda ser feliz...” e Almir Sater. Apaixonei-me pelas músicas do Almir Sater assistindo as novelas Pantanal e Ana Raio e Zé trovão. Depois dessas confissões vocês devem estar se perguntando quantos anos eu tenho! Tenho 33, mas é que desde criança essas músicas boas já me chamavam a atenção.

Pré-adolescência: foi aqui que aprendi a gostar de um tanto de artistas! Eu era assim: às vezes escutava uma música na rádio, ou um som que vinha da casa da vizinha e ficava eletrizada! Lembro-me bem de Nenhum de Nós e suas músicas lindas como Astronauta de Mármore (“a lua inteira agora é um manto negro...”), RPM e Paulo Ricardo com sua voz sexy cantando Olhar 43 (“Teu corpo é fruto proibido é a chave de todo pecado e da libido...”), Engenheiros do Havaii com o Papa é Pop,  Marisa Monte, que nunca mais saiu do rol das minhas artistas preferidas, conheci Legião Urbana ouvindo Eduardo e Mônica, Ira (“Você é meu sol..”), Ultraje a Rigor com seu radinho de pilha (“não posso mais viver assim do seu ladinho...) e o incrível Djavan. Também descobri nessa época um LP do Chico Buarque, que era da minha mãe, que me encantou! Adoro as músicas dele, as cantadas por ele e as interpretadas pela Gal Costa ("se acaso me quiseres, sou dessas mulheres que só dizem sim..."). Também na pré-adolescência e depois a vida toda, Elis Regina e suas belíssimas interpretações: "O bêbado e o equilibrista", "Como nossos pais", "Fascinação" e tantas outras músicas me encantaram e ainda me encantam! Esses foram os destaques desse período da minha vida.

Adolescência: Nessa época a gente começa a gostar mais de músicas românticas, passei a ouvir Bon Jovi (que ainda era Jon Bon Jovi), Guns n’ Roses e a inesquecível November Rain, Alanis Morissette, Lulu Santos, Barão Vermelho, Roupa Nova, Kid Abelha, Roxette, continuei ouvindo minha amada Marisa Monte, Legião Urbana e Engenheiros do Havaii. Aqui surgiu a banda mineira Skank que eu também adorava ouvir. Acho que foram esses os destaques desses anos.

Juventude: Esta época coincide com minha entrada para a Faculdade, eu ouvia muito Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Skank, Capital inicial, Leoni, (tive o prazer de assistir a shows desses cinco citados anteriormente), também ouvia muito Djavan, conheci a cantora fantástica Ana Carolina, e aqui me tornei um pouco mais eclética! Aprendi a gostar das músicas baianas: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Ivete (ainda na banda Eva), Claudinha Leite (ainda no Babado Novo). Também comecei a ouvir sertanejo: Edson e Hudson, Bruno e Marrone, anos depois vieram Victor e Léo, Jorge e Mateus e Paula Fernandes. Também ouvia muito pagodinho e forró nas festas universitárias! Dancei muita música agarradinha!

Depois dos 30: Hoje ainda gosto de todos esses artistas que mencionei, mas depois dos 30 conheci Seu Jorge, Lenini, Nando Reis, e nunca abandonei meus eternos amores: Marisa Monte, Lulu, Leoni, Paralamas, Jota Quest. Foi aqui que conheci Adele, essa inglesa maravilhosa que eu adoro (a voz, as letras e os arranjos das músicas são perfeitos!). Recentemente me apaixonei pela Malta, tenho o CD deles, fui ao show e adoro! Também gosto muito de Taylor Swift, Rhianna, Nickelback e Beyoncé (apesar de não ouvir tanto).


Bom gente, é isso! Espero que tenham gostado! Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Passei por tudo isso também. Estudei música durante 8 anos e vivi de músicas durante bons anos da minha vida também. Foi uma época inesquecível. Tive várias bandas antes de por um ponto final na minha carreira musical. Depois de um tempo comecei a tocar sozinho. Foi a época que eu mais me dei bem com a música. Sinto saudades desta época e muitas vezes ainda penso em voltar a tocar. Estudei vários instrumentos, mas me identifiquei muito com o Piano e o Sax, mas gostava de tocar violão também. Linda matéria Renata. Me fez voltar ao passado e relembrar muitas coisas boas. Abraços e sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário usando o facebook!