sábado, 24 de janeiro de 2015

Um papo sobre vinhos, as melhores bebidas do mundo e sextas-feiras

                 

               

                 Olá pessoal! Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre as melhores bebidas do mundo e sobre os finais de semana. Desde que me tornei adulta aprendi a apreciar os vinhos. Mesmo sem entender nada do assunto, eu gostava do sabor e do cheiro da bebida. A sua bebida preferida pode ser cerveja, caipirinha, ou bebidas não alcoólicas como sucos, refrigerantes, leite com chocolate, café… Mas a minha bebida preferida é o vinho! Em uma viagem que eu e meu marido fizemos a Gramado há alguns anos atrás, visitamos algumas vinícolas e lá pudemos entender um pouco mais do processo de produção, armazenamento e principalmente sobre as melhores formas de degustação dos vinhos!
                Até então eu tinha uma certa dificuldade com o paladar dos vinhos secos. Achava muito adstringente, difícil de saborear. Entretanto, foi nessa viagem que numa dessas visitações à vinícolas o sommelier nos ensinou que os vinhos tintos devem ser servidos em temperatura ambiente ou pouco refrigerados, pois as baixas temperaturas liberam taninos deixando a bebida mais ácida. Também aprendemos que o vinho deve ser servido em pequena quantidade na taça para que a pessoa faça movimentos circulares com a mesma permitindo que partículas de oxigênio sejam incorporadas à bebida, o que modifica o sabor, tornando-a mais palatável. Outra dica é não engolir o vinho de uma vez. Colocar na boca e sentir o gosto, eles costumam dizer que isso “abre as papilas gustativas” transformando totalmente a experiência da degustação. Nesse dia entendi que os vinhos devem ser degustados, apreciados e não simplesmente ingeridos! Desde então, passei a me interessar pelos sabores que proporcionam ao vinho as diferentes uvas das quais eles são fabricados. Hoje beber um vinho significa para mim saber apreciar a companhia, o prazer do ato da degustação, da paciência. Beber vinho, para mim, tem sabor de comemoração, de amor e de amizades. Sentir o cheiro antes de levá-lo à boca, girar a taça suavemente na mão, é um ritual! É um momento de pura sedução! E nada melhor que uma sexta-feira para abrir uma boa garrafa de vinho!
                Tenho fascinação pelas sextas-feiras! É o dia que o final de semana começa! É o dia que eu sinto que trabalhar todos os outros dias valeu à pena! É o melhor dia para chegar em casa sem pressa, tirar os sapatos antes de entrar, tomar um banho demorado e vestir um pijama confortável. Abrir uma garrafa de vinho e esquecer das horas apreciando o sabor da bebida e da conversa gostosa com o(a) companheiro(a). Assistir a um filme abraçadinhos no sofá ou no tapete da sala. Permitir-se à entrega a beijos demorados e ao amor sem urgência.
                Escolham sua bebida preferida e seu melhor dia da semana e façam disso um ritual de prazer!
                Apreciem os momentos de descanso e as boas companhias! Deixem o corpo e a alma relaxarem! Sejam felizes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário usando o facebook!